Acabaram as festas de fim de ano e olha quem voltou a postar rsrsrs
Como o final de ano é bom neh? Todo mundo unido e festejando, eu AMO fim de ano.
Bom mas vamos deixar a vida social de lado e voltar para os estudos hehehe
Hoje preparei mais um post para ajudar vocês, que tal a tão temida reação de oxirredução? Pelo menos pra mim esse nome era assustador, no ensino médio não estudei reações de oxirredução e sempre escutei todo mundo falando que era difícil e aí acabei que me amedrontei, porém gente não é difícil nada.
A reação de oxirredução nada mais é que um reação onde uma espécia química perde elétrons e a outra ganha elétrons.
Quando a espécie química perde elétrons chama-se oxidação, e quando a espécie ganha chama-se redução.
Portanto, as reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Isso pode ser percebido por meio do número de oxidação (Nox) de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos (um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), e, no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, ou seja, sua tendência de atrair os elétrons.
Vale lembrar que já falei para vocês o que é o NOX.
Então fica fácil de entender, se em uma reação um elemento enquanto reagente tinha um nox +2 e percebemos que seu nox como produto passou a ser +3, ou seja o NOX AUMENTOU, ele perdeu elétrons. Agora se o seu rnox como reagente passa-se a ser +1, ou seja diminuiu, ele ganhou um elétron.
Um exemplo é a reação entre Zinco e Cobre:
Na reação temos Zinco sólido, como reagente com nox 0, e quando reagente 2+, portanto seu nox aumentou, ou seja perdeu elétron.
Já o cobre tinha nox 2+ e passou a nox 0, ganhando eletron, sendo assim uma reação de redução.
Quando escrevemos as reações de oxidação e redução separadas, chamamos de semi reação.
Outros dois conceitos importantes nas reações de oxirredução são o agente oxidante e o agente redutor. Como os próprios nomes dizem, o agente oxidante é o que causa a oxidação de outra espécie química, enquanto o agente redutor é o que provoca a redução da outra.
No exemplo mencionado, o zinco e perdeu elétrons, ou seja, ele doou esses elétrons para o cobre , causando a sua redução. Portanto, o zinco é o agente redutor. Por outro lado, o cobre foi o que recebeu os elétrons do zinco, causando a oxidação dele. Por isso, cobre é o agente oxidante.
Observação importante: Note que a substância redutora é a que contém o átomo que forneceu os elétrons e a substância oxidante é a que contém o átomo que recebeu os elétrons. Assim, lembre-se de que os agentes oxidante e redutor não são os átomos isolados, mas as substancias que os contêm.
Existem inúmeras reações de oxirredução pessoal, e é bem facinho.
Espero ter ajudado
Beijoos ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário