Tudo bem com vocês?!
Hoje passei a parte estudando oxirredução, pois não estudei no ensino médio e vou precisar saber a matéria para volumetria de oxirredução.
Por isso tive uma ideia para publicar aquii, as regrinhas básicas de como calcular o número de oxidação, pois muita gente tem dúvida.
Então vamos lá.
O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Isso significa que corresponde à tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos nas ligações que realiza. Por isso, a maioria dos elementos químicos apresenta diversos números de oxidação, dependendo do composto que ele está formando.
No entanto, existem alguns elementos, que normalmente são os mais eletropositivos ou mais eletronegativos, que apresentam o mesmo NOX em uma série de compostos diferentes. Eles são:
1- Nos compostos, os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) e a Ag têm Nox +1. Isso se explica porque tais elementos apresentam 1 elétron na camada de valência. Se você der uma olhadinha no tópico anterior vai ver que devido a isso ele terá tendência, em uma ligação, em perder um elétron, ficando, portanto, com carga +1.
2- Os metais alcalinoterrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra) e o Zn, nos compostos, têm Nox +2, pois possuem dois elétrons na camada de valência, apresentando tendência em perdê-los
3- Nos compostos, o Alumínio possui nox +3.
4- O Hidrogênio, nos compostos, geralmente tem nox +1. Mas, nos hidretos metálicos* (quando combinado com metal), apresenta nox -1.
*Hidreto metálico: composto binário no qual temos metal ligado a hidrogênio.
5- O Oxigênio, nos compostos, têm nox -2. Já nos peróxidos, apresenta nox-1.
*Somente no O2F2 seu nox será +1 e somente no OF2, será +2
6- Os Alogênios (F, Cl, Br e I) têm nox -1.
Em um composto, a somatória de todos os seus números de oxidação é ZERO.
Nas substâncias simples, os átomos têm nox ZERO, porque sozinhos eles estão em equilíbrio estático. Ex.: Fe (nox 0), Na (nox 0), H2 (nox 0), O3 (nox 0).
Os átomos dos elementos, quando não estão combinados, apresentam nox ZERO.
Nos íons: A soma do nox dos componentes de um íon é igual à carga elétrica do íon.
Exemplo: o íon SO4 tem nox -2, qual será o nox de cada um dos seus componentes? Bom, o nox do oxigênio é fixo (-2), já o nox do enxofre é desconhecido. Sendo assim, é só chamar o nox do enxofre de “x” e somá-lo com o nox do oxigênio, o resultado deve ser -2.
Nox S = x
Nox O = -2 (como temos 4 átomos de oxigênio, então reteremos carga igual a 4 x -2, ou seja, -8).
Portanto: x + (-8) = -2
x = +6
É isso ai gente, é bem simples sabendo as regrinhas dá pra calcular o nox de qualquer componente, espero ter ajudado.
Beijoos e até a próxima