domingo, 29 de novembro de 2015

Calculando o NOX

Booa tarde meus amoress!
Tudo bem com vocês?!
Hoje passei a parte estudando oxirredução, pois não estudei no ensino médio e vou precisar saber a matéria para volumetria de oxirredução.
Por isso tive uma ideia para publicar aquii, as regrinhas básicas de como calcular o número de oxidação, pois muita gente tem dúvida.
Então vamos lá.

O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Isso significa que corresponde à tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos nas ligações que realiza. Por isso, a maioria dos elementos químicos apresenta diversos números de oxidação, dependendo do composto que ele está formando.
No entanto, existem alguns elementos, que normalmente são os mais eletropositivos ou mais eletronegativos, que apresentam o mesmo NOX em uma série de compostos diferentes. Eles são:

1- Nos compostos, os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) e a Ag têm Nox +1. Isso se explica porque tais elementos apresentam 1 elétron na camada de valência. Se você der uma olhadinha no tópico anterior vai ver que devido a isso ele terá tendência, em uma ligação, em perder um elétron, ficando, portanto, com carga +1.
2- Os metais alcalinoterrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra) e o Zn, nos compostos, têm Nox +2, pois possuem dois elétrons na camada de valência, apresentando tendência em perdê-los
3- Nos compostos, o Alumínio possui nox +3.
4- O Hidrogênio, nos compostos, geralmente tem nox +1. Mas, nos hidretos metálicos* (quando combinado com metal), apresenta nox -1. 
                          *Hidreto metálico: composto binário no qual temos metal ligado a hidrogênio.
5- O Oxigênio, nos compostos, têm nox -2. Já nos peróxidos, apresenta nox-1.
                          *Somente no O2F2 seu nox será +1 e somente no OF2, será +2
6- Os Alogênios (F, Cl, Br e I) têm nox  -1.
 Em um composto, a somatória de todos os seus números de oxidação é ZERO.
       Nas substâncias simples, os átomos têm nox ZERO, porque sozinhos eles estão em equilíbrio estático. Ex.: Fe (nox 0), Na (nox 0), H2 (nox 0), O(nox 0).

         Os átomos dos elementos, quando não estão combinados, apresentam nox ZERO.
 
Nos íons: A soma do nox dos componentes de um íon é igual à carga elétrica do íon.

Exemplo: o íon SO4 tem nox -2, qual será o nox de cada um dos seus componentes? Bom, o nox do oxigênio é fixo (-2), já o nox do enxofre é desconhecido. Sendo assim, é só chamar o nox do enxofre de “x” e somá-lo com o nox do oxigênio, o resultado deve ser -2.
Nox S = x
Nox O = -2 (como temos 4 átomos de oxigênio, então reteremos carga igual a 4 x -2, ou seja, -8).
Portanto: x + (-8) = -2  
                       x = +6


É isso ai gente, é bem simples sabendo as regrinhas dá pra calcular o nox de qualquer componente, espero ter ajudado.

Beijoos e até a próxima

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Quebrando taça de Cristal

Booom dia meu amigos!
Tudo bem com vocês?! Final de semestre é mesmo uma correria neh!
É tanta prova e tanto trabalho que a gente fica sem tempo pra tudo, fiquei um pouquinho afastada mas já estou voltando para postar pra vocês algo que possa ajudar nessa correria.

Queria compartilhar com vocês a minha apresentação e das minhas colegas, feita ontem na aula de Física Experimental II.
Sei que todos que aqui frequentam também fazem ou irão fazer Física II, se um dia precisar está aqui uma aulinha bem legal, falando sobre ressonância.
Porque as taças de Cristal quebram?

Para quem está com preguiciiinha de ver os slides, vou falar um pouquinho aqui para vocês.

Existem muiiitos vídeos na internet de pessoas que apenas com o grito conseguem quebrar um taça de cristal, mas você sabe o porque?
Muitos dizem que é por causa da voz aguda, mas isso não é verdade.
A taça se quebra porque as ondas sonoras vão atingir uma frequência igual a frequência natural da taça, ocorrendo um superposição de ondas, efeito conhecido como ressonância e assim a taça se quebra.
Mas porque não conseguimos quebrar outras coisas como um copo de vidro?
Bom é fácil, o vidro tem uma frequência natural muiiito difícil de ser alcançada, pois a agitação das moléculas e a suas posições são bem "bagunçadas" o que o deixa com uma frequência natural muito alta, difícil de ser alcançada.
Um outro exemplo que vocês já podem ter ouvido falar, é de um ponte nos Estados Unidos que ruiu devido a uma ventania, que imprimiu impulsos sonoros com a mesma frequência natural da ponte, o que ocasionou o desastre.
Veja os slides e você intenderá um pouquinho mais e saberá como quebrar uma taça de cristal em casa.

Espero poder ter ajudado e mostrado algo legal!

Beijoos e até a próxima :)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aulas de Química Analítica Quantitativa

Boom dia!
Ai galera, vou publicar aqui as primeiras aulas para te ajudar a estudar.
Estou cursando a matéria Química Analítica Quantitativa, e para estudar sempre procuro por aulas que tenham tudo completinho para me ajudar.
Achei na internet as aulas da professora Maria Auxiliadora da Costa Matos e achei as aulas dela super demais, tem tudo o que você precisa.
Abaixo estão o link das aulas de volumetria de neutralização, precipitação, complexação e oxi redução, caso esteja com problemas nos links e só entrar em contato comigo que mando os arquivos em PDF.

Volumetria de Neutralização
Volumetria de Precipitação
 Volumetria de Complexação
 Volumetria de Oxiredução

Espero ter ajudado, essas aulas me ajudaram muito.

Beijos e até a próxima

Apresentação :)

Booom dia!!!
Então para você que está curioso (a), pra saber o que vai ter de legal nesse blog, vou falar um pouquinho do que pretendo com ele.
Minha intenção é ajudar os alunos do curso de química, a encontrar matérias, relatórios, artigos, ou seja um blog com tudo que você precisa para os seus estudos.
Além de dicas, concursos, estágios. Um blog feito para nós que estamos na graduação do curso de química.
Bom pra quem quer conhecer um pouquinho sobre a dona do blog, vai aí uma breve descrição.
Meu nome é Bianca, sou do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atualmente estou cursando o 4º período, e a criação deste blog foi proposta pela professora Martha que ministra as aula de TICS - O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, onde nós alunos deveriamos criar um blog com alguma ideia para o curso de química. 
E o blog Graduação em Química foi a minha ideia.
Espero que gostem...

Beijooos ;)